O que é Bitcoin e como funciona: guia completo

O que é Bitcoin e como funciona

O que é Bitcoin e como funciona: guia completo

Você já se questionou sobre o que é Bitcoin e como investir nesse tipo de moeda? Então esse post é para você! Vamos explicar o que é Bitcoin e como funciona, para que você aprenda mais sobre esse mercado fascinante que está atraindo pessoas do mundo todo.

Afinal de contas, o que é Bitcoin?

O que é bitcoin?

O Bitcoin nada mais é do que um dinheiro digital. É considerada a primeira moeda digital descentralizada do mundo, já que não há nenhuma instituição que a controla e sua manutenção depende apenas de uma rede de computadores distribuída mundialmente.

Por esse motivo, o Bitcoin é conhecido por integrar um sistema de pagamentos peer-to-peer (ponto a ponto), sem necessidade de um intermediário para realizar as transações financeiras. Isso faz com que as transferências sejam mais baratas do que aquelas que utilizam outros meios digitais.

O preço dos Bitcoins muda de acordo com a demanda do mercado. Entretanto, em razão da sua segurança (gerada pela sua descentralização, uso de criptografia e seu código aberto), custos baixos e facilidade de uso, essa criptomoeda está sendo cada dia mais utilizada como meio de pagamento e forma de investimento!

Entenda a Blockchain

O que é Blockchain?

Justamente por se tratar de um dinheiro digital, é preciso que as transações financeiras fiquem registradas em algum lugar, evidenciando o envio ou recebimento de fundos. O registro das transações de Bitcoins é realizado na Blockchain, que pode ser comparado a um livro contábil virtual.

Esse sistema guarda e encripta todas as transações feitas, incluindo dados como a data, emitente, destinatário e valores. Um outro papel da Blockchain é a denúncia de inexistência de fundos, por exemplo. Isso faz com que ninguém possa gastar um Bitcoin se não o possui.

Assim sendo, o registro das movimentações na Blockchain não fica armazenado em um local centralizado, diferente de bancos e demais instituições financeiras. A Rede Blockchain é sustentada por milhares de computadores e sistemas em todo o mundo, sendo que qualquer pessoa pode participar dessa rede. Isso reduz drasticamente qualquer possibilidade de falsificação, já que esta só seria possível se alguém controlasse a maioria absoluta do poder de processamento do sistema.

Como usar Bitcoin no dia-a-dia?

Como usar bitcoin no dia a dia?

Para utilizar os Bitcoins é preciso que você crie uma carteira virtual, que é uma ferramenta que pode ser acessada no smartphone ou celular. Através dessas carteiras, é possível realizar ou receber pagamentos de forma fácil e rápida.

A carteira virtual possui uma chave pública e uma chave privada:
Chave Pública: é uma sequência de cerca de 32 caracteres que funciona como um endereço de pagamentos. Essa é a chave que você precisa repassar para quem quiser lhe enviar dinheiro.
Chave Privada: constitui-se de uma sequência alfanumérica que serve para acessar sua carteira virtual e, assim, exercer controle sobre os seus saldos. Essa chave deve ser mantida com segurança, pois é como se fosse a sua senha em um banco.

Como adquirir Bitcoins?

Como comprar bitcoin?

Há três principais maneiras de adquirir Bitcoins:
1. Comprar em uma corretora de Bitcoins: a forma mais comum é comprar Bitcoins através de corretoras, que nada mais são do que sites nos quais os vendedores encontram compradores.
2. Comprar de um conhecido: é possível adquirir Bitcoins de algum conhecido, o que pode facilitar a transação. Nesse caso, basta pagá-lo em reais e disponibilizar a chave pública da sua carteira digital para receber as criptomoedas.
3. Venda de produtos e serviços: outra forma de adquirir Bitcoins é através da venda de produtos ou serviços, aceitando como pagamento o dinheiro digital.

Vale a pena usar Bitcoin?

O que é Bitcoin e como funciona

As principais vantagens do uso de Bitcoins é a rapidez, segurança e baixo custo que ela oferece. Ela possibilita que sejam enviadas e recebidas quantias de dinheiro de maneira quase instantânea de qualquer lugar do mundo, sem barreiras.

Em razão de sua natureza deflacionária, há uma previsão de que a criptomoeda será valorizada no longo prazo. Isso, somado à segurança da moeda, faz com que muitas pessoas adquiram Bitcoins como forma de investimento.

Entretanto, no cenário atual, por se tratar de uma tecnologia nova e altamente volátil, contratar uma assessoria financeira especializada em Bitcoins e Moedas Digitais minimiza os seus riscos e potencializa os seus ganhos no curto e médio prazo.

Por que contratar uma Assessoria Financeira?

Se você já entendeu o que é Bitcoin está pensando em utilizá-lo com a finalidade de investimento, a contratação de uma Assessoria de Investimentos que tenha expertise para lhe aconselhar sobre Bitcoins é muito importante! Essa assessoria terá know-how para lhe oferecer soluções alinhadas ao seu perfil de investimento.

Nesse aspecto, conte com a CriptoInvest, uma empresa que fornece assessoria de investimentos especializada em Criptomoedas (Digital Currencies) e tecnologia Blockchain, auxiliando investidores a tomar decisões inteligentes e rentáveis nesse mercado inovador.

A CriptoInvest possui um time de especialistas no Brasil e América Latina e proporciona uma assessoria completa com rentabilidades acima do mercado tradicional.

E aí, entendeu o que é Bitcoin e como funciona?

Se você se interessou pelo investimento em Bitcoins mas tem dúvidas sobre quanto precisará investir, quanto tempo levará para ter um retorno do investimento e qual a rentabilidade ao mês, fique tranquilo!

Você pode acessar essa calculadora de investimento em Bitcoins, um simulador que apresenta os resultados que você pode alcançar utilizando Bitcoins e Moedas Digitais em conjunto com a Assessoria Financeira da CriptoInvest.

Faça uso do simulador e conte com o suporte dos Assessores Financeiros da CriptoInvest para ter acesso as melhores oportunidades disponíveis nesse mercado inovador!

Bons negócios!

Comentários

comments

%d blogueiros gostam disto: